sábado, 13 de fevereiro de 2010

Indígenas divulgam carta à presidência da Funai

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA FUNAI, MÁRCIO MEIRA

Com cópia para:
Ministério Público Federal em Altamira;
Ministério Público Estadual;
6ª Câmara do MPF;

Órgãos de Imprensa.

O MOVIMENTO DOS POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO DE ALTAMIRA-PA que ocupam por tempo indeterminado a sede da FUNAI em Altamira-PA, desde 04/02/10, representando o conjunto dos Povos Indígenas, através de 09 etnias locais, e mais de 4.000 indígenas, vem por meio deste, TORNAR PÚBLICO A INSATISFAÇÃO COM A APROVAÇÃO DO DECRETO Nº 7.056, de 28/12/10, E A EXTINÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVA DE ALTAMIRA-PA.


Conforme exposto acima estamos ocupando o prédio da FUNAI e da Universidade Federal do Pará desde o dia 04/02/10. Nossa manifestação é pacífica e a ocupação se deu de forma organizada preservando as instalações e equipamentos tanto da FUNAI quanto da UFPA.

Nenhum dos funcionários das duas instituições foram mantidos como reféns e nem impedidos de ter acesso ao seu local de trabalho E NEM DE REALIZAR SUAS FUNÇÕES.

Conforme conversado via telefone com o servidor da FUNAI Jaime e com o servidor Eimar Araújo, INDICADOS PELA PRÓPRIA PRESIDÊNCIA DA FUNAI PARA FAZER A INTERLOCUÇÃO, foi garantido ao movimento que nos documentos a serem enviados ao movimento indígena de Altamira seria respeitada a nossa reivindicação e que não seria necessário fazer a reintegração de posse e que também não seria necessário a desocupação do prédio da FUNAI, diante desta assertiva nossas lideranças concordaram em ir a Brasília conversar com o presidente da FUNAI para pleitear a manutenção da AER Altamira.

Mediante o exposto na Carta N° 001/2010/PRES-FUNAI datada do dia 11/02/10 onde menciona: “...solicitamos que seja desocupado o prédio da Unidade Regional Local, para que a mesma retorne às suas atividades normais, de forma que haja possibilidade de cancelamento/desistência da Ação de Reintegração de Posse, por parte desta Fundação.” Nós povos indígenas da região de Altamira reunidos em Assembléia na tarde do dia 12/02/10 decidimos que:

1. Não nos deslocaremos mais até Brasília porque percebemos que a presidência da FUNAI NÃO ESTÁ DISPOSTA A NEGOCIAR NADA CONOSCO;

2. A ocupação não ocorreu visando uma mera viagem a Brasília e sim a manutenção da AER Altamira; desta forma não podemos desocupá-la até que nossas lideranças tenham retornado de Brasília com a situação resolvida;

3. EXIGIMOS A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA FUNAI AQUI EM ALTAMIRA;

4. Diante do desrespeito e das mentiras dos servidores que nos garantiram o cancelamento da reintegração de posse, não aceitaremos mais qualquer documento vindo de Brasília que não seja assinado pelo Presidente da FUNAI e nem aceitaremos mais interlocutores entre nós e o presidente da FUNAI;

5. Caso a presidência da FUNAI ínsita na reintegração de posse resistiremos até que esta presidência esteja coberta com o sangue de nossos guerreiros e a responsabilidade por quaisquer atos de violência contra nós são de inteira responsabilidade do presidente da FUNAI Márcio Meira.

Diante do exposto aguardamos uma resposta imediata para que possamos retomar o processo de negociação. Continuaremos aqui pacífica e ordeiramente como estamos desde o princípio, mas avisamos que paciência tem limite e nossos guerreiros já estão estressados com esta irresponsabilidade por parte da presidência da FUNAI e qualquer ato de violência contra nós será respondido na mesma medida.

Altamira (PA), 12 de Fevereiro de 2010.

POVOS INDÍGENAS XIPAIA, CURUAIA, XIKRIN DO BACAJÁ, PARAKANÃ, ARARA, ARAWETE, ASURINI DO XINGU, JURUNA e KAYAPÓ KARARAÔ.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: