sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ilha Robinson Crusoé foi arrasada por série de ondas, diz piloto

A ilha de Robinson Crusoé, parte do arquipélago de Juan Fernández, foi arrasada por uma série de ondas que sucederam o terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile neste sábado (27), segundo relato de um piloto que frequentemente sobrevoa a ilha ouvido por uma TV chilena.

O povoado de 600 habitantes que existe na ilha, situada a 700 km do litoral chileno, não sentiu o tremor, mas a Baía Cumberland foi atingida por uma série de grandes ondas, deixando um rastro de destruição de cerca de 3 quilômetros, informa o piloto.

A sede do município e vários escritórios, além de três hospedarias, foram arrasados. De acordo com o piloto, a ilha não foi atingida por uma grande onda só, mas por uma série delas que foi aumentando de tamanho. Por isso, a população teve tempo de perceber o fenômeno e fugir para locais altos. A ilha é famosa por ter inspirado a história de Robinson Crusoé, escrita em 1729 por Daniel Defoe.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, anunciou ajuda imediata para a região. “Zarparam para Juan Fernández dois navios, dois helicópteros e um avião”, anunciou.


Fonte: G1
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

EREMILDO disse...

CULPA DO AQUECIMENTO GLOBAL...QUE PROVOCA UMA MAIOR DILATAÇÃO DAS PLACAS TECTÔNICAS.