quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Saúde: Ana Júlia sucateia hospital e reprime servidores

O Hospital Ophir Loyola em Belém-PA já foi uma referência em toda a região Norte. Já foi, pois no governo Ana Júlia o HOL sofreu um duro processo de sucateamento, fazendo com que pacientes com problemas graves tenham que se deslocar até para cidades do interior do Nordeste, principalmente no Maranhão, onde há melhor tratamento público do que na capital paraense. Este é um dos estopins para a insatisfação de servidores que estão em greve.

Na semana passada, o comando de greve do HOL depois de solicitar uma rodada de negociações com o governo, foi sumariamente demitido. Dos membros do comando, dois foram convocados a prestar esclarecimentos na polícia, um deles está com a companheira grávida, que recebeu telefonema da diretoria do hospital dizendo que seu marido havia sido demitido.


Depois da demissão, o Hospital não pagou nada, sequer o 13° salário. Agora o HOL tenta abrir um inquérito criminal contra os grevistas e necessário se faz uma campanha nacional de solidariedade. Abaixo está um modelo de monção e os e-mais para onde devem ser encaminhados.

Moção de apoio e solidariedade à reintegração dos trabalhadores demitidos do sistema de saúde publica do estado do Pará – Trabalhadores do Hospital Ophir Loyola.

Data:
Local:
Entidade / Evento:
Reunidos nessa data manifestamos através deste documento nosso apoio e solidariedade à luta pela reintegração ao trabalho dos trabalhadores da saúde publica do estado do Pará, lotados no Hospital Ophir Loyola. Nosso apoio está baseado na certeza de que sua luta é justa e que sua demissão representa um ataque acima de tudo político ao movimento sindical, pois o governo estadual se negou a negociar e resolver o fato gerador do conflito, apostando na criminalizar dos dirigentes da greve, com ameaças de policiais, demissões, telefonemas para familiares e impedimentos de entrar no hospital.


A greve iniciou após o governo anunciar a intenção de demitir mais de 600 trabalhadores do HOL, com base na alegação de fazer concurso, mas na verdade quer emprega cabos eleitorais como tem feito em outras áreas da gestão estadual.

Foram seis demissões motivadas pela perseguição política capitaneada pelo governo e pela direção do referido hospital, além disso, essas demissões precarizaram ainda mais as condições de oferta de serviços de saúde e pode prejudicar de forma séria a população. Entre os demitidos estão dois ativistas da Coordenação Nacional de Lutas (CONLUTAS) que atuam nos trabalhadores da saúde.

Abaixo a perseguição dos dirigentes sindicais pelo governo Ana Julia.
Pela reintegração dos demitidos políticos.
Todo apoio a luta dos trabalhadores da saúde do Pará.

Mande esta moção para os seguintes e-mails (Casa Civil, Gabinete da SEGOV, Secretaria de Saúde e chefia do HOL:
papaoangelo@hotmail.com, gabinete@segov.pa.gov.br, chefia.gab@sespa.pa.gov.br, ofirloyola@yahoo.com.br.
E para o e-mail da campanha:
campanhaofirloyola@yahoo.com.br
Fonte: Comitê de Luta pela Reintegração dos Demitidos do HOL - Belém Pará
Comentários
0 Comentários

0 comentários: