quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Indígenas denunciam quadrilha de desmatamento

Aproveitando os sete dias de realizações da décima edição dos jogos dos Povos Indígenas, madeireiros clandestinos invadiram terras indígenas da etnia Tembé, em Paragominas, sudeste do estado [do Pará]. Segundo o cacique Sergio Tembé, os índios como de tradição saíram para caçar, e perceberam a derrubada de árvores dentro da reserva indígena. Aproximadamente doze índios apreenderam toda madeira derrubada, além de tratores, motosserras, e mantiveram trabalhadores sobre custódia até que a polícia fosse ao local do crime.

Uma força conjunta, que envolveu homens do 19º Batalhão de Polícia Militar, Superintendência Regional da Zona Guajarina e 13ª Seccional de Paragominas, se deslocou para o local.
Indo em direção à tribo indígena, à cerca de 190 km do perímetro urbano da cidade, os sinais eram de devastações e destruições por toda parte, com várias árvores já derrubadas.

Ao chegar a um local à cerca de 20 km da sede da aldeia foram encontrados nove homens, que diziam ser apenas trabalhadores, e que seriam contratados por um senhor de prenome Robson. Ao serem abordados sobre outros trabalhadores que estariam na área, eles se mantiveram calados. Onde foi feito um ponto base pelas polícias. A cada hora, chegavam homens que diziam apenas prestar serviços a terceiros.

Até o amanhecer de ontem, vinte e cinco homens foram presos. Entre eles, Robson Ferreira dos Santos, ex presidente da Câmara de Vereadores de Nova Esperança do Piriá, além de Eli Ribeiro dos Santos, que seriam donos dos caminhões que transportavam a madeira ilegal. Além de serem os responsáveis pela contratação dos braçais.


Fonte: Diário do Pará
Comentários
0 Comentários

0 comentários: