quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comissão na Câmara aprova o fim do Fator Previdenciário

Aposentados em Brasília pressionam deputados e saem vitoriosos

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Deputados aprova por unanimidade o PL 3299/08 que acaba com o Fator Previdenciário (um redutor do valor das aposentadorias). Nesta terça-feira, cerca de 400 trabalhadores e aposentados organizados pela Cobap, Conlutas e Nova Central dos Trabalhadores, acompanharam a votação da comissão com faixas e bandeiras. Até o PT foi obrigado a votar contra o Fator Previdenciário, apesar de defender um redutor, o chamado Fator 85/95.

Para um dos dirigentes da Conlutas, Atnágoras Lopes, esta foi uma vitória dos trabalhadores aposentados. "É preciso aumentar a mobilização nos Estados com atos e manifestações”, diz ele.

Agora a proposta vai para o plenário, e se for aprovada, irá para a sanção do presidente que já prometeu vetá-la.

Depois de lotar a sala de comissão, os aposentados se dirigiram ao plenário da Câmara para pressionar a aprovação de um novo projeto que garanta o reajuste do salário mínimo a todas as aposentadorias. No caminho eles foram impedidos de chegar até o plenário, por seguranças da casa, os aposentados fizeram protesto e deitaram no chão contra a truculência.

Abaixo o acordão da CUT FS e CGTB
Estas mobilizações que estão ocorrendo são uma demonstração da insatisfação com a política de arrocho das aposentadorias do governo Lula e também a falta de legitimidade do acordo fechado entre as centrais e o governo Lula, que o governo quer transformar em medida provisória.

A Conlutas chama as centrais a romper com o este acordo, e se somar a luta dos trabalhadores e aposentados.
- Pelo Fim do Fator Previdenciário!
- Reajuste de todas as aposentadorias igual ao reajuste do salário mínimo!
- Recuperação das perdas dos benefícios aos aposentados!

Fonte:Coordenação Nacional de Luta
Comentários
0 Comentários

0 comentários: