segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Carta para o V Fórum Social Pan-Amazônico

Divulgo a seguir carta do Conselho Internacional do Fórum Social Pan-Amazônico que se reuniu entre os dias 17 e 20 de novembro em Santarém-PA.

RUMO AO V FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO

Atendendo mais uma vez ao chamado da Mãe Terra, nós, povos das florestas, dos lavrados, dos rios, das cidades, dos quilombos, dos afros-descendentes, dos povos indígenas e camponeses, e das organizações e movimentos sociais panamazônicos, do Brasil, Peru, Estado Plurinacional de Equador, Estado Plurinacional de Bolívia, Colômbia, República Bolivariana da Venezuela, República Cooperativa da Guiana, Suriname e Guiana, estamos novamente reunidos para defendê-la, mostrando nossa força, coragem e determinação.

No mundo inteiro o capitalismo polui o ar com centenas de produtos tóxicos, degradando o clima a níveis insuportáveis; transforma o corpo, e a força de trabalho de homens e mulheres, em meras mercadorias; explora e acaba com a vida e os sonhos de crianças e jovens. Na região Panamazônica, este projeto esta exemplificado pela exploração mineral de extensas áreas, deixando como resultado a destruição do solo, e o aumento da pobreza e da violência; pelo barramento dos rios para a construção de gigantescas hidrelétricas e hidrovias, expulsando indígenas e ribeirinhos de suas terra ancestrais, e incrementando o enriquecimento de empreiteiras e empresas eletro-intensivas, nacionais e transnacionais; pelo desenvolvimento do agronegócio, expropriando milhares de camponeses e camponesas, e comunidades quilombolas, impedindo a soberania e segurança alimentar da população, e ampliando a acumulação dos latifundiários. Além disso, sofremos as ameaças do imperialismo norte-americano, e a presença anacrônica do colonialismo francês na Guiana, que constroem bases militares e enviam tropas estrangeiras para a nossa região.

Hoje, sentindo a reação cada vez maior das lutadoras e lutadores, guerreiras e guerreiros, ao projeto de eliminação da natureza, e dos seres humanos, os capitalistas adotaram a estratégia covarde de punir os protestos sociais e a todos aqueles e aquelas que ousam se posicionar contra este projeto. Para isso, utilizam seus veículos de comunicação para criminalizar as organizações, movimentos sociais, populações indígenas e defensores e defensoras dos direitos humanos, tendo como aliados amplos setores do judiciário, do legislativo e dos governos.

Para fazer frente a essa realidade ameaçadora, chamamos todos os povos da Pan-Amazônia a construírem o V Fórum Social Pan-Amazônico, que será realizado em novembro de 2010, em Santarém, na Amazônia brasileira. O V FSPA deverá ser fruto de um processo que inclui os Encontros Sem Fronteiras (ESF), Encontros Regionais (ER), jornadas de lutas e mobilizações. Nele expressaremos nossa firme vontade de defender a Mãe Terra, e nossos territórios. Reivindicaremos o poder para os povos da Pan-Amazônia, celebrando alianças e afirmando a força de nossas múltiplas culturas. Ao mesmo tempo, discutiremos plataformas de luta, planos de mobilização, e alternativas anticapitalistas, nas quais os estados plurinacionais e o “Buen Vivir” são um bom exemplo.

A Mãe Terra está chamando.
Todos a construir o V FSPA.

VIVA A RESISTÊNCIA PAN-AMAZÔNICA
VIVA O V FSPA

Santarém/Brasil, 20 de novembro de 2009
Conselho Internacional do Fórum Social Pan-Amazônico
Comentários
0 Comentários

0 comentários: