sábado, 26 de setembro de 2009

Será?

Por Edilberto Sena*

De repente a população santarena passa por uma experiência que lhe traz memória negativa de uns anos atrás: a interrupção de energia elétrica. Ontem, ao menos por quatro (04) vezes, durante o dia, faltou energia na região. Quais terão sido as causas?

A rede Celpa explicou que não era sua responsabilidade, mas sim da fornecedora Eletronorte. O pessoal da Eletronorte não foi encontrado para explicar. Estranha situação e pouca explicação, porém muitos prejuízos.

Como pode estar faltando energia, se a Eletronorte tem duas fontes geradoras de energia: Curua-Una, com 30 megawatts e Tucuruí, a segunda maior do Brasil e uma das dez maiores do mundo, com 8 mil megawatts? Além disso, Santarém, ao longo do dia tem menor consumo de eletricidade.

Se chegar hoje uma explicação da Eletronorte, dizendo que as duas fontes não são mais capazes de fornecer energia por estarem no limite de sua capacidade, não se vai acreditar. Só pode ser conversa fiada!

Há poucos dias se teve notícia que a Eletronorte está abrindo um novo “linhão” de Tucuruí para levar energia a Macapá e Manaus, atendendo também aos Municípios da Calha Norte, nesta região entre as duas capitais. Ora, se estão construindo tal linhão é porque há capacidade energética em Tucuruí e não poder ser esta a causa.

Então, haverá algum outro motivo? Algum defeito técnico? Poderia ser, mas como, se a energia saiu e voltou três (03) ou quatro (04) vezes, ontem em Santarém? Seria para iludir a população, indigná-la, pressioná-la a aceitar a construção de mais hidrelétricas em BeloMonte, no Xingu e cinco outras no Rio Tapajós? Por que mesmo faltaenergia no linhão Tramoeste que vem de Tucuruí? Terá sido por que, logo após as falsas audiências públicas sobre Belo Monte, na semana passada, quando boa parte da população de Altamira, Xingu e Belém não aceitaram a desgraça de Belo Monte? E quando a Eletronorte já sabe que começa a ter reação contra as cinco (05) desgraças no Rio Tapajós?

Reações já iniciaram em Itaituba e Santarém. Será esse o motivo das constantes interrupções de energia, ontem? Chantagem da eletronorte para estancar as reações populares? Tudo é possível neste país, onde o PAC é mais importante do que as populações amazônidas. Mas se for este motivo é muita perversidade.

* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém. Editorial de 24 de setembro de 2009.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: