quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Recomendação

O Ministério Público Federal do Pará enviou uma Recomendação à Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), mandando cancelar 57 Planos de Manejo Florestais Sustentáveis (PMFS), além da alteração em mais de 100 projetos. O documento enviado à Sema no dia 1º de setembro, mas só agora divulgado, é resultado as investigações na secretaria, aprofundadas após ser comprovado que servidores estavam inserindo créditos falsos nos planos de manejo.

Para se ter uma idéia da gravidade da situação, somente a empresa Cikel Brasil Verde, uma das maiores do Pará, aparece com mais de 9 milhões de metros cúbicos de madeira excedentes em seus planos de manejo. Em apenas um projeto foram detectados créditos extras de 5 milhões de metros cúbicos. No total, o MPF aponta a existência de cerca de 11 milhões de metros cúbicos de créditos extras no Sisflora entre 2008 e 2009.

No total, os procuradores da República Bruno Araújo Soares Valente e Daniel César Azeredo Avelino recomendaram à Sema que adote 42 medidas. Eles apontam a atuação de quadrilhas que esquentam produtos ilegais, tornando sua comercialização aparentemente lícita. Os produtos esquentados, segundo o MPF, são principalmente madeira e carvão extraídos de áreas como terras indígenas e unidades de conservação.


Leia na íntegra a recomendação do MPF
Comentários
0 Comentários

0 comentários: