quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Calados?

Enquanto ontem em Belém muitos gritos eram ouvidos na última audiência pública sobre os estudos de impacto ambiental para a hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, um silêncio geral reinava na solenidade de entrega da Licença de Operação da mina de bauxita da ALCOA em Juruti.

O que terá havido com o antes tão barulhento e combativo movimento social de Juruti?

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Juruti é um exemplo pedagógico de como é possível um movimento popular autêntico se degenerar quando submete suas lutas aos interesses de agentes do Estado e se deixam conduzir por oportunistas como os vende-classe da DS "boquinhas" no governo do estado do Pará e no INCRA.
Um movimento que já teve um caráter combativo talvez fruto de uma metódica formação para organização vinda da igreja do povo hoje se encontra vergonhosamente domesticado e aquela luta inicialmente justa e legítima em defesa do território das comunidades que habitam a região do Juruti Velho se converteu em reivindicação de migalhas na forma de royalties que serão devoradas pelos oportunistas "boquinhas" que talvez deixem seus DAS no governo federal, no governo do estado e em prefeituras da região e passem a se refestelar na mesada que a Alcoa vai lhes pagar a custa da dignidade do povo de juruti.

Anônimo disse...

Eis a explicação:

"A licença de operação concedida à Alcoa para o projeto de mineração de bauxita em Juruti, oeste do Pará, poderá ser suspensa se a empresa não cumprir a lista de condições estabelecidas pelo governo do Estado.

A garantia foi dada pela governadora Ana Júlia Carepa aos representantes das comunidades da região de Juruti Velho, com quem ela se reuniu após a inauguração oficial do novo empreendimento, na última terça-feira (15).

Na reunião, a governadora leu, ponto por ponto, as condicionantes expressas na licença de operação concedida à Alcoa, relacionadas aos direitos das famílias e beneficiários de Juruti Velho.

Entre as condições estão a indenização por danos e prejuízos causados em todas as fases do empreendimento, renda pela ocupação do terreno e participação nos resultados da lavra.

Para isso, Ana Júlia Carepa destacou que foi essencial a Concessão de Direito Real de Uso, dada pelo Incra à Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjurve), depois da movimentação política feita pelo governo do Estado."