segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Movimentos sociais protestam no MME contra a construção de barragens

Militantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e da Via Campesina farão uma mobilização hoje, a partir das 14h, em frente ao Ministério de Minas e Energia, em Brasília. O protesto tem o objetivo de denunciar os problemas sociais e ambientais causados pela construção de barragens no país. As informações são da Folha Online.

O MAB informou à Folha que, segundo dados de 2002 da Comissão Mundial de Barragens (órgão ligado à ONU), 1 milhão de pessoas, no Brasil, foram expulsas de suas terras em decorrência da construção de barragens.

Dessa população desalojada, 70% não teriam recebido indenização ou reassentamento."As barragens são verdadeiras fábricas de sem-terras. Tem mais pessoas sendo expulsas da terra do que sendo assentadas. Nós queremos que o governo tome as providências necessárias para que isso não continue acontecendo", afirmou à Folha o representante da coordenação nacional do MAB, Gilberto Cervinski.

Os movimentos também pretendem denunciar o funcionamento do atual modelo energético que beneficia grandes empresas multinacionais. Os protestos são parte do Acampamento Nacional Pela Reforma Agrária, que vem acontecendo desde o último dia 10, nos arredores do estádio Mané Garrincha, em Brasília.


Fonte: Link:
http://www.amazonia.org.br
Comentários
0 Comentários

0 comentários: