quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Hidrelétricas no Tapajós podem inundar parte do Parque Nacional da Amazônia.

Imagem: Maurício Torres e Yusea Figueiredo.

O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Amazônia, no Pará, debaterá nesta sexta-feira os prováveis impactos das usinas hidrelétricas no rio Tapajós. O Grupo Gestor da Unidade de Conservação pretende estabelecer um debate com representantes da Eletronorte e da sociedade da região atingida pelos empreendimentos.

Entre os participantes, foi convidado o padre Edilberto Sena, que falará sobre os impactos destas hidrelétricas na visão dos movimentos sociais da região. Também deverá está presente no evento, o Procurador da República em Santarém, Cláudio Dias, acompanhando como convidado.

Criando nos anos setenta como primeiro parque do gênero na região, o Parna da Amazônia vive um dos maiores impasses. “Informações disponibilizadas pelo governo federal e pelos movimentos sociais da região dizem que será diretamente atingido pelos projetos hidrelétricos da ELERTOBRÁS na bacia do rio Tapajós", diz anúncio do evento que será restrito aos membros do Conselho Consultivo e convidados.

O governo federal anunciou que serão construídas sete hidrelétricas nos rios Tapajós e Jamanxim em seu inventário do potencial hidráulico.

Leia sobre assunto aqui no blog nas postagens:
Comentários
0 Comentários

0 comentários: