quarta-feira, 22 de julho de 2009

Bacia do rio São Francisco enfrenta dificuldades sociais e ambientais

Nascendo em Minas Gerais e desaguando entre Alagoas e Sergipe, o Rio São Francisco possui uma bacia com mais de 500 municípios. O estudo Vetores Estruturantes da Dimensão Socioeconômica da Bacia Hidrográfica do São Francisco mostra que nesta região existem grandes desigualdades socioespaciais. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos pontos ressaltados pela pesquisa está no acesso ao saneamento básico. A água tratada não é um bem disponível para todos moradores da bacia do São Francisco. O tratamento de esgoto também é insuficiente, sendo inclusive lançado no rio sem nenhum tratamento.

O uso de carvão vegetal em indústria siderúrgica compromete a bacia do rio. Mesmo sofrendo uma redução em comparação com o ano anterior, aproximadamente 350 mil toneladas de mata foram usadas para virar carvão.

O levantamento pretende ser referencial para políticas de revitalização desenvolvidas pelo Ministério do Meio Ambiente. Os aspectos sociais, hídricos e ambientais da região do São Francisco foram detalhados pelo estudo.

Fonte: RadioAgência Notícias do Planalto.


Conhea a Publicação
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

com certeza os moradores sao quem sofre mais com isso.!!!!!!