sexta-feira, 12 de junho de 2009

IBAMA em Santarém está sendo reduzido!

Como não bastasse a farra da grilagem promovida pela MP 458 e a redução da reserva legal no Oeste do Pará pelo tal ZEE, a turma do PT agora quer transformar a Gerência do Ibama em Santarém em Escritório Regional. Publico a seguir a "Carta Aberta" aprovada pelos servidores da ainda Gerência de Santarém sobre esse verdadeiro desmonte do órgão em beneficício dos criminosos:

CARTA ABERTA PELA DEFESA DA GERÊNCIA DO IBAMA EM SANTARÉM!!

O IBAMA de Santarém está sendo REDUZIDO. Será transformado de Gerência Executiva em Escritório Regional. Quais as consequências?

  • Se hoje a situação já é precária, imagina com menos gente e menos recursos!

  • Os problemas sócio-ambientais aumentam numa velocidade espantosa. O IBAMA deveria ser FORTALECIDO, certo? Por que então é reduzido? Por que as decisões são contrárias às necessidades da região amazônica?

  • Dizem que as Secretarias de Meio Ambiente do Município e do Estado vão cuidar do oeste do Pará. Quando? Até elas se estruturarem, como vai ser?

  • O mundo inteiro fala da Amazônia. A floresta está indo embora. Na televisão todo mundo defende a sua conservação. Mas na prática, o que vemos é que sua destruição é cada vez mais facilitada. Floresta no chão é lucro pra poucos. Floresta em pé é dignidade pra muitos.

  • Vai aumentar a burocracia, pois o IBAMA de Santarém vai depender muito mais de Belém pra resolver as coisas. Mais papel pra lá e pra cá, o que significa mais demora no atendimento da população.

  • Os serviços e ações do IBAMA de Santarém vão ser mais limitados, pois será maior a dependência de Belém.

  • Com a grande perda do poder político aqui, perdemos um grande poder de decisão. Acontece que a dinâmica ambiental exige decisões rápidas e estratégicas. Quem melhor para decidir sobre as prioridades das ações do que quem vive e conhece a região?

  • A descentralização do poder é importante porque o oeste do Pará é diferente de Belém e do restante do Estado. As grandes dificuldades exigem que tenhamos uma gestão forte aqui. Precisamos fortalecer o oeste do Pará.

Estamos na fronteira da degradação, no olho do furacão. A devastação, a pobreza e a violência aumentam. Precisamos aumentar a defesa sócio-ambiental e não o contrário!

O IBAMA PRECISA CRESCER E NÃO DIMINUIR!! AJUDE-NOS CONTRA ESSE ABSURDO!!

Comentários
0 Comentários

0 comentários: