quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dois sem terra assassinados no Mato Grosso

De acordo com informações do Padre Paulo César, da CPT da Prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso, o bloqueio da BR 158, por parte dos sem terra que foram despejados da Fazenda Bordolândia, por decisão da Justiça Federal de MT, está tendo desdobramentos violentos. Dois sem terra foram mortos a tiros, na manhã de ontem, 17 de junho, por caminhoneiros inconformados com o bloqueio. Os manifestantes são trabalhadores sem terra que depois do despejo acamparam as margens da BR 158 e desde a semana passada vem bloqueando a rodovia.


O último bloqueio durava já 48 horas quando a violência aconteceu. Bordolândia vinha sendo pedida pelo movimento sindical dos trabalhadores rurais para desapropriação desde o início desta década. Em 2004 o presidente da República assinou o decreto de desapropriação da fazenda, por interesse social, para fins de Reforma Agrária.


O Incra foi imitido na posse da área em 18 de outubro de 2007 e as famílias estavam sendo assentadas. A fazenda Bordolândia é uma área de 55 mil hectares que está em disputa judicial entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a empresa proprietária, Agropecuária Santa Rosa. Os laudos que atestavam improdutividade da área foram questionados na justiça. O Incra ganhou na primeira instância, mas os proprietários, em segunda instância, na Justiça Federal, retomaram a posse da fazenda. Com a decisão judicial cerca de mil famílias foram obrigadas a desocupar a fazenda no final de março, acamparam às margens da BR 158 e exigindo solução bloquearam desde a semana passada a rodovia.

Fonte: Prelazia de São Felix do Araguaia e Olhar Direto (via CPT)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: