domingo, 31 de maio de 2009

Sindicalista é demitido por "desvio de função"

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da USP (SINTUSP) Claudionor Brandão, foi demitido da Universidade em processo administrativo. A alegação: desvido de função.

“Estão destruindo a organização sindical da Universidade de São Paulo (USP) para implantar as reformas do governo na Universidade”. diz Brandão, demitido em dezembro de 2008 pela reitora Suely Vilela.

A reitora alegou desvio de função do sindicalista, durante uma manifestação em defesa de trabalhadores terceirizados na USP. Para intelectuais, organizações sociais e juristas brasileiras, a demissão de Brandão é política. Entre os que apóiam a readmissão do sindicalista estão o Ministro da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, Paulo Vanucchi, os sociólogos Chico de Oliveira, Ricardo Antunes e Emir Sader, além de entidades sindicais, estudantis e do campo.

A readmissão de Brandão é também uma das pautas de reivindicação dos trabalhadores da USP, em greve desde o dia cinco deste mês. O sindicalista confia na sua readmissão e condena a restrição da liberdade sindical e de manifestação política contra o trabalhador.

“O direito de organização sindical e manifestação de greve veio junto com as conquistas democráticas, que os trabalhadores brasileiros arrancaram na luta contra a ditadura militar. Esses direitos não podem ser subtraídos por ditadores extemporâneos. É uma prática comum, no Brasil e no mundo, criminalizar os movimentos.”

Brandão é servidor da Universidade há 20 anos e trabalha no setor de manutenção.

Fonte:Radioagência NP, Aline Scarso.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: