sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pára, Terra sem Direitos: 19 militantes continuam presos

Cerca de 200 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) permanecem acampados próximo ao canteiro de obras da usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Eles reivindicam a libertação de 18 camponeses que participaram, no dia 24 de abril, de uma ocupação no local. Entre os presos estão duas mulheres e um homem com mais de 70 anos.

De acordo com o MAB, os trabalhadores foram detidos no dia 26 de abril, às seis horas da manhã, e levados à delegacia de Tucuruí. Antes de serem conduzidos à Belém, no entanto, foram levados para fazer um “desfile” por toda a cidade de Tucuruí, exibidos como uma espécie de "troféu" da Polícia Militar.

Na Divisão de Investigações de Operações Especiais (DIOE), em Belém, os camponeses foram interrogados e, agora, são acusados por crimes como seqüestro, resistência, desobediência e invasão de estabelecimento industrial, comercial ou agrícola, entre outros.

Mais tarde, os manifestantes foram levados para a Seccional Cabanagem e, na seqüência, para o Presídio Americana, onde permanecem até o momento. O pedido de Habeas corpus foi encaminhado ainda no dia 4 de maio ao Tribunal do Estado do Pará.

Estão presos Odércio Monteiro Silva, Manoel Raimundo Campelo de Lima Cardoso Pimentel, Domingos Ribeiro Garcia, Roquevan Alves Silva, Elzino Lopes Rodrigues, Dolindo Marçal Barros, Vamico Morais Wanzeler, Maria Edna Almeida Moreira, Esmael Rodrigues Siqueira, Aildo Ferreira Gonçalves, Ajackson Correia dos Santos, Cipriano Farias de Souza, Acelino Pereira dos Santos, Cleuson Jorge Farias, Joniel Farias Nabiça, Francisco Ferreira Viana, José do Carmo da Trindade Pinto e Maria do Perpétuo Socorro Mendes de Souza.

Além da libertação dos camponeses, os atingidos pedem um avanço nas negociações com a Eletronorte, que se arrastam sem sucesso desde 2004. Após 25 anos da construção da barragem de Tucuruí, muitas famílias ainda não receberam qualquer indenização e moram em favelas próximas às obras, sem condições básicas de infra-estrutura, como energia elétrica.

Leia mais em Há 19 dias, agricultores são mantidos como presos políticos e saiba também como ajudar.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Drix Ramos disse...

Mais um desses absurdos que os governos populares e democráticos deixam acontecer...
Parabéns pelo blog!

Arnaldo José disse...

Eu trocaria a palavra deixam por FAZEM


e tb adicionaria aspas na alavra democrátícos