quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ana Júlia e os "ataques das elites"

A revista Carta Capital que trás "denúncias" de Ana Júlia me pareceu muito mais a tentativa de dar sobrevida ao governo Ana Júlia (PT-PA) do que qualquer outra coisa.

Busquei um trecho da entrevista que considerei o mais inusitado. Nele, Ana Júlia declara que o MST faz o jogo do banqueiro Daniel Dantas no recente conflito em Xinguara.

A senhora acha que o conflito foi premeditado?
Eles anunciaram antes que haveria o conflito e levaram os jornalistas de avião. Infelizmente, os sem-terra acabaram sendo funcionais para esse grupo. Foram provocados e acabaram aceitando a provocação, porque Dantas tenta posar de vítima nessa situação. O que se está tentando fazer é passar a imagem de que o estado do Pará não toma providências, que somos lenientes. Ora, antes de acontecer o conflito, tínhamos prendido vários sem-terra armados.

A senhora está sendo pressionada a usar de violência?
Eles (a oposição) têm saudade desse expediente. O grupo que governou o estado do Pará por 12 anos provocou o massacre de Eldorado dos Carajás (ocorrido em 1996, quando19 sem-terra foram mortos pela PM paraense). Agora, estão doidos para que aconteça de novo, que eu patrocine um outro massacre, mas meu governo se caracteriza exatamente pelo contrário. Em 2006, foram 24 mortes por conflito no campo.

Há como erradicar os conflitos de terra no Pará?
Os conflitos agrários no Pará são históricos, mas eles têm decrescido de uma forma evidente. O estado foi o campeão de diminuição de mortes no campo, em 2007. Até então, éramos os campeões de morte. Isso ocorre porque fazemos as reintegrações de posse de uma forma responsável, dentro de uma política de respeito aos direitos humanos.

Como é o diálogo com o MST?
A gente dialoga com o MST, mas não é um diálogo fácil. Eles fazem essas coisas, acabam sendo funcionais para o grupo de Dantas. Recentemente, tivemos de abrir um processo contra um dos líderes do MST no estado, pois ele disse na televisão que iria comandar uma invasão de terra e que não iria sobrar nada, nem uma árvore, nem para fazer remédio. Não posso ficar inerte diante de alguém fazendo uma incitação como esta.

A terra do Grupo Opportunity é grilada?
Parte dela com certeza é. Eles adquiriram áreas já griladas. Minha obrigação como governadora é combater as ilegalidades todas. Não posso combater só ilegalidades do MST. E é isso que incomoda, sobretudo a esse grupo, que tem muita força em alguns setores da imprensa. Dantas já tinha as terras, ele não comprou as terras no meu governo. O meu governo é que questionou a legalidade de parte dessas terras. Queremos retomar essas áreas.

Havia a possibilidade de cumprir o mandado de reintegração de posse da fazenda de Dantas?
Aí é que está. Não existe mandado de reintegração de posse para a fazenda Espírito Santo, em Xinguara. O mandado que eles mostraram na televisão era para uma fazenda em Marabá, a 100 quilômetros de lá. A Vara Agrária de Redenção, que poderia ter expedido o mandado de reintegração, jamais se pronunciou a respeito. Aliás, o juiz dessa vara, Líbio Araújo de Moura, foi o mesmo que bloqueou os títulos de terra de toda aquela área, para estancar a grilagem na região, em janeiro passado. Mas o Opportunity criou esse factoide. A procuradoria do Estado é que descobriu isso. Os procuradores viram o número do processo e conferiram. Além do mais, nem poderia ter mandado, porque o título da terra está bloqueado.



Embora Daniel Dantas não seja nenhum "santo", sempre que um governo petista entra em crise a "culpa é das elites" e o papel dos movimentos sociais seria "não fazer o jogo das elites" e apoiar os petistas. Se não.... processos e cadeia neles!

O governo petista no Pará naufraga. Com ou sem Dantas.

Neste sentido, há uma boa análise no Blog do Jonh com o título A quem agrada o governo Ana Júlia?
Comentários
0 Comentários

0 comentários: