quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ditabranda, só para a Folha!

Em oito páginas, as violações de direitos humanos e os impactos de 25 anos de autoritarismo são tema de capa da publicação

A Revista Fórum discute, em sua edição de abril (n° 73), a Ditadura Militar brasileira. A partir do polêmico editorial do jornal Folha de S.Paulo em que o período de autoritarismo foi qualificado como “ditrabranda”, a reportagem analisa os impactos dos 25 anos de regime militar no país, bem como as consequências da anistia estabelecida em 1979.

Nas oito páginas dedicadas à questão, Franklin Martins, Cecília Coimbra, Luiz Eduardo Soares, Glenda Mezarobba, Eduardo Gonzales, Fernando Salla e Chaim Litewski apresentam suas análises sobre a era, que de “branda” nada teve.

Internacional
A forma como o Leste Europeu enfrenta a crise mundial e seus efeitos sobre a União Europeia são analisados por Antonio Martins. O jornalista Anselmo Massad discute os rumos do Irã no mês em que se completam 30 anos da volta do aiatolá Khomeini ao país, transformando o país em República Islâmica. João Peres relata o desgaste do kirchnerismo na argentina e as estratégias de antecipação das eleições e de mudanças nas telecomunicações.

Outros destaques
Uma crítica à queda de qualidade do jornalismo praticado pela TV Cultura de São Paulo é assinada por Pedro Venceslau, que atribui à gestão do atual governador José Serra as mudanças. A homofobia nas escolas é discutida em reportagem de Brunna Rosa.

Os defensores da não-extradição de Cesare Battisti, o aniversário da batalha do Jenipapo no Piauí, um perfil do cinéfilo da sucata José Luiz Zagati, os 30 anos do filme O Homem que virou suco, e os últimos dias de Che Guevara em quadrinhos completam a edição.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: