segunda-feira, 13 de abril de 2009

Altamira vive caos

Há anos a cidade de Altamira teme a construção de hidroelétricas no rio Xingu. Belo Monte, uma das prioridades do PAC, se concluída deverá deslocar parte da população da periferia da cidade.

Mas no último fim-de-semana a cidade foi arrasada. Intensas chuvas fizeram com que barragens arrombassem em seqüência. A enorme cheia do rio Xingu barrou de forma natural igarapés que cortam a cidade e o volume de água oriundo das barragens provocou a maior enchente da história da cidade.

Segundo informações de amigos que moram na cidade, metade da cidade foi atingida e há milhares de desabrigados. Seria até o momento 1 morto e 4 desaparecidos e todas as vias de acesso ao município estão interrompidas, inclusive a via de acesso ao aeroporto local.

Em Santarém, as águas do rio Tapajós já entraram na orla da cidade e as praias de Álter-do-Chão estão todas submersas e toda a frente da vila também está embaixo d’água. O nível da águas já o mesmo de 2006, ano da maior cheia amazônica. Contudo, o “inverno” amazônico ainda está na sua primeira metade.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

INCLUSIVE DOIS BOTOS, APROVEITANDO A CHEIA DO TAPAJÓS, ESTIVERAM NO INCRA HOJE PELA MANHÃ PARA SABER NA RB DE QUAL PAE ELES FORAM HOMOLOGADOS.

Anônimo disse...

Porém, infelizmene os botos descobriram que foram homologados na RB de PDS Santa Clara, bem longe de qualquer água, mas bem perto de madeireiro.