quinta-feira, 12 de março de 2009

Repórter que jogou sapatos em Bush é condenado a três anos de prisão

O Tribunal Central Criminal do Iraque sentenciou nesta quinta-feira a três anos de prisão o jornalista Muntazer al Zaid, por ter jogado seus sapatos contra o ex-presidente americano George W. Bush, conforme noticiou a TV Al Bagdadia.

Em 14 de dezembro de 2008, em plena entrevista coletiva de Bush em sua última visita ao país como presidente, Al Zaid levantou bruscamente e gritou: "Este é o beijo de despedida, cachorro!" e lançou os sapatos em Bush, que conseguiu se esquivar. Ambos são grandes insultos no Oriente Médio. Bush, contudo, desviou dos dois sapatos e adotou tom de brincadeira quando questionado.


O tribunal aceitou o argumento da defesa, que alegou que a atitude do jornalista não poderia ser considerada um ataque a um chefe de Estado, mas sim uma ofensa. Caso o ato de Zaid fosse considerado uma agressão a um chefe de Estado, o repórter poderia ser condenado a 15 anos de prisão.

Na primeira sessão do julgamento, em 19 de fevereiro passado, Zaid disse que tinha decidido lançar seus sapatos contra Bush para vingar a "opressão dos Estados Unidos no Iraque" e protestar contra a ocupação militar estrangeira em seu país.


"Senti que o sangue dos inocentes corria debaixo dos meus pés quando vi o sorriso de Bush, que veio para se despedir do Iraque (...) após deixar mais de um milhão de mártires, além da destruição econômica e social do país", afirmou o jornalista na ocasião, segundo o relato de seus advogados.

Zaidi, 27, trabalha para o canal de TV Al Bagdadia, que tem sede no Cairo.
O jornalista, que foi defendido nos tribunais por prestigiados advogados iraquianos, tem direito de apelar da sentença, embora a medida ainda não tenha sido anunciada pela defesa.

No Iraque, como em grande parte do mundo árabe, jogar o sapato é uma das maiores ofensas que se pode cometer contra uma pessoa. A atitude de Zaidi o tornou em herói nacional e gerou protestos públicos por todo o mundo contra a política internacional dos EUA.


Fonte e fotografias: Folha de São Paulo
Comentários
0 Comentários

0 comentários: