quinta-feira, 12 de março de 2009

Israel: um Estado racista

Jornal Israelense "Yediot Ahronot", em 30 / 8 / 2007, após uma pesquisa e investigação concluiu que Israel é um Estado racista.

A pesquisa escolheu seis cidadãos: um árabe de Israel, um judeu fundamentalista, um etíope, um russo, um judeu oriental e um Ashkenazita (judeu ocidental). O propósito da pesquisa era colocar os seis cidadãos a procurar empregos em vários restaurantes, em várias cidades, e procurar escolas e creches para matricularem seus filhos.Os resultados da pesquisa revelaram que o judeu Ashkenazita, Velayati Tongeren, recebeu o maior número de respostas positivas e não enfrentou qualquer manifestação de racismo. Em segundo lugar ficou Yehuda Peretz, judeu de origem marroquina. Em terceiro ficou Yisrael Brnctain, o judeu fundamentalista. A quarta posição foi para o judeu de origem russa, enquanto que em quinto lugar ficou o judeu de origem etíope. Em sexto lugar ficou o árabe Said Hassanein.

A pesquisa revelou que o árabe foi recusado para trabalhar nos restaurantes, apesar de ter no currículo boas experiências. Enquanto o judeu Ashkenazita, que não comprovou experiência, mas argumentou: "sem experiência, mas disposto a aprender", foi confirmado em vários restaurantes. O Árabe Hassanein Said realizou contatos em vários restaurantes judaicos e argumentou que trabalhou em vários restaurantes, porém foi rejeitado e sofreu repostas mal-educadas, grosseiras e secas. Sobre a solicitação de vaga na Creche, os funcionários respondiam: "Há lugares em nosso jardim de infância, mas não e para árabes!". E quando solicitou, por telefone, uma vaga para colocar a sua filha na creche em Tel- Aviv a funcionaria respondeu que não estava escutando bem e desligou o telefone.

O jornal relata que a pesquisa foi feita em varias cidades, e que para o árabe foi muito difícil conseguir um emprego e colocar a sua filha na creche, ou alugar uma casa. Esta pesquisa revelou também a diferença entre os judeus escolhidos, ocidental e oriental, judeu árabe e etíope, judeu fundamentalista.Através desta pesquisa, o maior jornal israelense, revelou o racismo na sociedade israelense.

Fonte: Jadallah Safa (Blog Somos Todos Palestinos)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: