quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Madeireiras contratam hackers para fraudar registros

A organização não-governamental Greenpeace deu recentemente um alerta para o que classificou de “ciberdesmatamento”. Trata-se da ação de hackers que, a serviço de 107 madeireiras e carvoarias, teriam invadido o sistema de controle da extração do Pará, conseguindo assim fraudar registros que autorizam o transporte das madeiras.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF) no Pará, foram desviados 1,7 milhão de metros cúbicos de madeira — quantidade equivalente a 71 mil caminhões do tipo mais utilizado no transporte ilegal de toras carregados. O MPF quer que os acusados paguem mais de R$ 2 bilhões para compensar os danos.

O esquema, diz o Greenpeace, consistia na alteração de dados de sistemas on-line que monitoram a quantidade de madeira comercializada no Pará — as madeireiras que usam as florestas para produção de madeira e de carvão só podem extrair uma certa quantidade por ano.

Com as alterações feitas indevidamente nos sistemas, os hackers conseguiam falsificar os registros on-line que fazem o controle, aumentando assim a quantidade de madeira permitida para comercialização.

Fonte: G1

Leia mais:
Madeireiras e hackers inventam o ciber-desmatamento
Comentários
0 Comentários

0 comentários: