quarta-feira, 29 de outubro de 2008

“Pará: Terra sem lei” ganha o prêmio Vladimir Herzog



No último dia 17, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo fez a divulgação dos ganhadores do 30º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humano. A série de reportagens da TV Record “Pará: Terra sem lei” ganhou o prêmio na categoria Documentário de TV.

A série de reportagens exibidas no mês de janeiro de 2008 trouxe os casos de violência no estado, o crescimento do desmatamento na região e escancarou denúncias contra o Incra.

O impacto da matéria foi tão grande que resultou na exoneração do Superintendente Regional do Incra em Santarém e fez o governo do Pará a adotar o slogan em contraponto “Pará: terra de direitos”.


Em um estado onde a governadora é aliada de políticos como Jáder Barbalho e o segundo o MPF o Incra funcionou como uma indústria de falsidade ideológica de números artificiais e assentamentos para madeireiros, a matéria serviu para mostrar ao Brasil o que se passa no centro da Amazônia.

Está de parabéns a equipe pelo prêmio, que além de merecido mostrou que ainda é possível um bom jornalismo investigativo.

Veja algumas matérias da série de reportagens no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=icn-r3DPSyM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=FSf45fs8wxU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qeikvc81bR0&feature=related



Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao reporter por reportagem tão frutuosa.