segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Incra x Irfam: o que há por trás?

Por Edilberto Sena*

Mas será possível! Sete governadores se reúnem e da conversa não sai uma proposta inteligente!? Como é que sete lideres políticos, eleitos democraticamente, responsáveis por uma região tão importante no planeta terra se reúnem nesta semana para propor medidas absurdas? Pois é, a Amazônia está sem rumo e sem futuro, a depender de líderes políticos dessa estirpe.

Basta analisar a informação: 07 governadores da Amazônia se reuniram na semana passada, em Brasília, com o Presidente da República e mais nove ministros de estado e decidiram propor a criação de um órgão voltado para a regularização fundiária daregião, um INCRA só para a Amazônia separado do outro INCRA nacional. Isso mesmo, querem dividir o atual órgão federal de colonização e reforma agrária, criando um outro órgão só para cuidar da questão fundiária da Amazônia.

Os mesmos 07 ilustres governantes, há poucos meses se reuniram com o mesmo presidente Lula e propuseram a criação de um Ministério da Amazônia. Como, parece que a idéia não foi tão brilhante e o presidente Lula não levou a sério, agora eles propõem outra coisa, um INCRA especial e o atual INCRA continuaria só como um fiscal do novo.

Qual seria a razão por trás dessa proposta? Não se pode imaginar que 07 governadores sejam tão medíocres, para fazer uma proposta de criar mais um órgão fundiário na Amazônia, só por criar, ou só por vaidade. Se o INCRA, como está não dá conta do recado, não é criando um novo órgão com mais burocracia, e mais necessidade de recursos e estruturas que se vai salvar a Amazônia da devastação.

Não será por que todos os governadores da Amazônia têm compromissos com as empresas do agro negócio, da mineração e da exploração madeireira? Não será por que os governadores têm dívidas de favores com empresários e por isso, querem criar um novo órgão mais afinado com os interesses deles? Sabe-se que hoje essas categorias produtivas de commodities têm um garnde poder de pressão no Congresso nacional, no poder executivo e também entre os governadores de estados. Um deles é dono de um garnde feudo de agronegócio, além de ser um dos governadores na seleta reunião, que reivindica um INCRETE só para a Amazônia.

São hipóteses que se levantam por causa de mais uma estranha proposta de 07 líderes regionais com a responsabilidade de governar 07 estados desta sofrida Amazônia. Ou será que eles também acham que o INCRA é um órgão ineficiente, incompetente e inútil? E se for, vale a pena trocar seis por meia dúzia? Afinal quem mesmo os governadores representam em seus mandatos?

Para estimular mais hipóteses eis o que disse o vice governador do Pará sobre o novo objeto do desejo dos governadores. Disse o Odair Correia: ..."ainda não tem nome, vai ser criado baseado no tipo assim do IMETRO, enxuto para executar rapidamente as ações. Inclusive, trabalhando com os Estados, como por exemplo, o Pará. Onde for terra do Iterpa e onde for terra da União regulariza". Frase lapidar e concisa, diria Machado de Assis...

*Editorial da Rádio Rural de Santarém de 03 outubro de 2008.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: