sexta-feira, 31 de outubro de 2008

DÉJÀ VU (literalmente!)

PF combate fraude em licitações nos Correios e no Incra

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira 43 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão contra integrantes de uma quadrilha acusada de fraudar os Correios e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Batizada 'Déjà Vu', a ação acontece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A quadrilha, investigada desde janeiro de 2007, teria causado aos cofres públicos prejuízos da ordem de R$ 21 milhões por conta de licitações fraudulentas nos Correios e no Incra, e mais R$ 30 milhões de prejuízo por ano em fraudes na aquisição de agências franqueadas dos Correios.

Segundo a PF, há documentos que comprovam a participação de diretores dos Correios num esquema para venda e transferência de agências franqueadas. Além disso, ainda foi comprovada a transferência ilegal de serviços de postagens de grandes clientes para uma específica franquia.

A quadrilha, ainda de acordo com a PF, cometia crimes de descaminho em Campinas, a 94 quilômetros de São Paulo. Isso acontecia através de uma loja de artigos de luxo, cujas mercadorias, vindas de Nova Iorque, entravam no país de forma ilegal.

Nos Correios e no Incra, o bando ainda teria fraudado processos licitatórios para aquisição de equipamentos e soluções em Tecnologia da Informação (TI).

Os acusados tiveram prisão temporária decretada e serão indiciados por extorsão, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, quadrilha ou bando, falsidade ideológica, descaminho, dentre outros. A pena poderá variar de 2 a 12 anos de reclusão.

Fonte: O Globo
Comentários
0 Comentários

0 comentários: