quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Agora vai: “Pra Frente Anapú”

No rol das barbaridades eleitorais, poucos superam Anapú, o município do oeste do Pará que ficou conhecido mundialmente após o bárbaro assassinato da irmã Dorothy Stang. Anapú também tem um petista disputando a prefeitura local pela coligação “Pra Frente Anapú”. Além desta, mais 3 outras candidaturas pleiteiam o cargo municipal máximo.

Trata-se de Francisco de Assis dos Santos Souza, o Chiquinho do PT, que já foi presidente do STTR local. Mas não foi pelo cargo sindical que o mesmo ficou conhecido. Em 2004, Chiquinho foi apontado como um dos elos do esquema Safra-Legal (veja postagem abaixo), sendo indiciado pela CPI da Biopirataria. O esquema envolvia extorsão de madeireiros para candidatos petistas do Pará, venda de autorizações de desmatamentos em assentamentos e até um adesivo “oPTante do Safra-Legal” que era afixado em caminhões madeireiros para identificação ( não ser parados em postos de fiscalização).

No TSE, a declaração de bens de Chiquinho consta que o mesmo tem um patrimônio de 127.000,00 reais, maior parte referente a uma caminhonete Hylux/2004 e um lote no Projeto de Assentamento Grotão da Onça!

Chiquinho do PT tem como vice ninguém mais, ninguém menos que Délio Fernandes. Délio é aliado de Regivaldo Pereira Galvão, o ‘Taradão’, réu do assassinato de Dortothy. Ambos respondem ainda a processo por fraudes da Superintendência da Amazônia (Sudam). Taradão chegou a ser preso com o hoje deputado Jader Barbalho (PMDB-PA). Délio Fernandes, transferiu-se de Belém para Anapu após ser processado neste caso.

O mesmo comprou lotes de Contratos de Alienação de Terras Públicas sem anuência do Incra, em áreas licitadas na região de Anapú, Altamira e Pacajá. Parte destes lotes era pleiteada por Dorothy para a criação de Projetos de Desenvolvimento Sustentáveis (PDS). Aliás, foi em um destes lotes, o de número 55 da Gleba Bacajá, que a missionária foi morta.

Na declaração do candidato consta 3 destes lotes, totalizando 9.000,00 hectares de terras. Por sinal, a declaração de bens de Délio totaliza 10.169.000,00 reais, dos quais a maior parte refere-se a esses lotes, que até provem o contrário, são de terras públicas da União.

No caso Dorothy, as investigações revelaram que Taradão assumiu a responsabilidade sozinho e ajudou Délio a se livrar no início do inquérito, mas os depoimentos dos pistoleiros já condenados complicaram o empresário. Posteriormente, os mesmos pistoleiros mudaram depoimentos e o nome de Délio saiu da lista de acusados do famoso “consórcio da morte”, embora ainda seja investigado pelo Ministério Público Federal, segundo informações da imprensa.

Em matéria na Folha de São Paulo de 2006, um ano após a morte de Dorothy, Chiquinho havia se transformado em “assessor” do fazendeiro Délio Fernandes junto ao Ibama, acompanhando a tramitação de processos de “manejo florestal”. "Muita gente acha que você sentar com madeireiro e discutir é estar se corrompendo”, declarou na época.

Hoje, a relação entre o madeireiro e o ex-sindicalista encontra-se em novo patamar e os “companheiros” esperam das urnas o reconhecimento popular por tantos serviços prestados.

Haja estômago!

Leia esta Notícia

E ainda: Notícia
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Não se esqueça de Bruno Kemper, ex- chefe da Unidade avançada do Incra em Altamira, hoje no governo chiquinho-délio como secretário de meio ambiente do municipio.
Bruno foi afastado do INCRA por facilitar a vida dos madeireiros com a criação de assentametos fantasmas na região de altamira.
vemos que o meio ambiente está em "boas" mãos.