sábado, 23 de agosto de 2008

Polícia Federal prende servidores do Incra e da Receita no Mato Grosso

Uma operação da Polícia Federal apelidada de Dupla Face prendeu dezenas de pessoas no estado do Mato Grosso na última semana. Entre eles estariam vários servidores do Incra e da Receita Federal.

Foram expedidos pela Justiça 34 mandados de prisão e 65 de busca e apreensão. De acordo com a PF, algumas pessoas eram integrantes das duas quadrilhas.

A organização que atuaria no Incra seria principalmente em torno de processos de certificação de imóveis rurais. Ainda segundo a Polícia Federal, a quadrilha cooptava proprietários interessados em obter a certificação de suas propriedades ou qualquer outra vantagem junto ao órgão. O grupo intermediaria o pagamento de propina a servidores que também faziam parte da organização.

Já os investigados que atuavam na Receita Federal praticariam diversos crimes em prejuízo aos cofres públicos, tais como fornecimento de dados sigilosos, cancelamento de créditos fundiários, fraudes e agilização de processo de restrição de imposto de renda.

Os presos, dentre eles o procurador federal do Incra, serão enquadrados no crime de formação de quadrilha, com pena de 1 a 3 anos de reclusão, e corrupção passiva, sob pena de 2 a 12 anos de prisão. Segundo o delegado, os valores das propinas variavam de R$ 30 mil a R$ 100.

A ação é resultado de uma investigação que acontece desde 2006, visando combater um esquema de corrupção que envolvia servidores INCRA e da Receita federal.

Ao todo foram 32 prisões em toda a operação. Vinte e sete pessoas foram detidas em Mato Grosso, que era a base do esquema de corrupção, mas houve prisão também em outros estados.

Confira a lista dos presos:
Antonio Reginaldo Galdino delegado-procurador do INCRA, Adejamil da Silva Prado, Adriana Jose Scremin, Benedita Rosa Rodrigues Correa, Cristina Aparecida de Almeida, Edmar Dias Emerson Rossi de Barros – despachante Hilton Santos da Silva, José Delamar Correia Ferreira, José Valdemar Ost, Mario Lucio Neto Neiva de Fátima Rosa Camargo, Renato Silva Rosa Otálio de Siqueira Brandão, Sergio Augusto Fernandes Antonio Jose Cintra Filho - agente administrativo, Antonio Luiz de Souza Meira - agente administrativo , Carlos Leite Filho - desenhista Claudio Mauricio Barroso de Brito - fiscal de cadastro, Domingos Sávio Santana - agente administrativo, Ibere de Figueredo - servidor aposentado, Itamar Moreira de Souza - agente administrativo Joamir Santana Duarte - geográfo José Nicolau Fuezi Leite de Oliva - agente administrativo Osvaldo das Neves Viana - técnico de cadastro rural Rogério Beghini - agrimensor Maria da Penha Silva Teotonio – servidor Evaldete Santana de Almeida Helena Nunes de Morais Claudio Giuseppe Terzi Elion Leopoldo de Anunciação - servidor Luis Eduardo Nogueira Bastos - servidor -Evaldete Santana de Almeida.

Fontes: Diário de Cuiabá e Diário de Tangará da Serra.


Leia ainda:
Prisão de servidores do Incra suspende regularização de terras em MTO Globo Online
Brasil/PF prende 32 por corrupção no Incra e na Receita Correio da Bahia
PF prende procurador do Incra por fraude em MT JB Online
PF prende 32 em operação contra corrupção no Incra e na Receita ... Folha Online
Comentários
0 Comentários

0 comentários: