sábado, 23 de agosto de 2008

Mais uma ameaça: o dendê!

A produção de Biodisel paira sobre a Amazônia.

Acordo selado entre os ministros da Agricultura e do Meio Ambiente permitirá a plantação de dendê e outras espécies exóticas em áreas de recuperação de floresta nativa na Amazônia. A expectativa é multiplicar o cultivo de oleaginosas destinado à produção de biodiesel na região.

Segundo ONGs ambientalistas, o movimento na prática muda o Código Florestal e reduz a reserva legal no bioma de 80% para 50%, como prevê projeto de lei de autoria do senador ruralista Flexa Ribeiro (PSDB-BA). O projeto, apelidado de "Floresta Zero" e cujo substitutivo tramita na Câmara, libera produtores para plantarem dendê em vez de floresta na área de reserva legal.

"Quem tudo quer tudo perde", disse Carlos Minc (Meio Ambiente) ao confirmar o acordo, atacado por ambientalistas. "Se batermos o pé numa regra muito rígida, continua a área degradada." Ele adianta que metade da área já desmatada poderá ser recuperada por meio de espécies exóticas, mas o acordo ainda será detalhado antes de virar norma legal.

O que Minc e seu pseudo-ambientalismo não diz é que a produção de dendê em países como Malásia e Indonésia, aliada às concessões florestais, foram os principais responsáveis pelo desaparecimento de milhões de hectares de florestas tropicais nesses países.

Com informações da Folha de São Paulo.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: