sábado, 7 de junho de 2008

O que está em jogo em Raposa Serra do Sol?

"Poucos cidadãos, plantadores de arroz, que são empresários, usam seu poder econômico para resistir ao cumprimento da legislação”, afirrma Paulo Guimarães, assessor jurídico do CIMI

do IHU On-Line

O que está em jogo na Raposa Serra do Sol? Seis arrozeiros se negam a deixar uma área pública, federal e homologada para usufruto de diversas tribos indígenas de Roraima. Os mesmos seis arrozeiros, empresários de grande influência econômica na região, pedem suporte às autoridades políticas e de defesa.

Enquanto o governo do Estado e a mídia intervêm a favor deles, as Forças Armadas se negam a participar da operação, e o governo federal protege os índios através da Polícia Federal.

Aliciações, ameaças e depredações são feitos por esses arrozeiros tão poderosos contra indígenas que, depois de tantas perdas que tiveram com o desenvolvimento do país, precisam dessa terra para viver.

Leia a entrevista com Paulo Guimarães, advogado e assessor jurídico do CIMI – Conselho Indigenista Missionário. Para ele, “o que está em jogo é efetivamente o respeito à lei e a Constituição. E poucos cidadãos, plantadores de arroz, que são empresários, ficam usando seu poder econômico para resistir ao cumprimento da legislação”.

Confira em http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/o-que-esta-em-jogo-em-raposa-serra-do-sol
Comentários
0 Comentários

0 comentários: