terça-feira, 3 de junho de 2008

Ex-companheiros processam João Alfredo no Ceará

O ex-deputado pelo PT/PSOL e professor e consultor do Greenpeace João Alfredo Teles está sendo processado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza. João Alfredo teve atuação em causas ambientais durante seu mandato como deputado estadual e ficou nacionalmente conhecido como relator da CPMI da Terra, já como Deputado Federal. Para entender melhor o caso, leia post a seguir, escrito pelo próprio João Alfredo.

“O motivo dessa correspondência é lhes informar que ESTOU SENDO PROCESSADO PELA SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DE FORTALEZA, SRA. DANIELA VALENTE MARTINS, em vista da luta do movimento ecológico de minha cidade, em especial, o Movimento SOS Cocó, contra a construção da Torre Empresarial Iguatemi, cujo proprietário é o Senador Tasso Jereissati, às margens do Rio Cocó, obra que obteve o licenciamento ambiental por parte da Prefeitura Municipal de Fortaleza, cuja prefeita é a Sra. Luizianne Lins, que tem como Secretária do Meio Ambiente, a Sra. Daniela Valente Martins.

Para quem não conhece a história, é preciso lembrar que, contra a construção do referido prédio - devidamente licenciado, repita-se, pela Prefeitura de Fortaleza - se insurgiram não só as pessoas e entidades dos movimentos ecológicos, sociais e socioambientais de Fortaleza (como o SOS Cocó, a Frente Popular Ecológica, a AGB, a Crítica Radical etc.), mas também o Ministério Público Estadual e a Procuradoria da República, os quais, cada um de sua parte, ajuizaram Ações Civis Públicas contra o licenciamento concedido ao empreendimento. As razões que fundamentam essas ações se encontram nos fatos do prédio estar sendo construido em área de preservação permanente (seja porque é margem do rio, seja porque é na área de manguezal); não foi realizado o devido estudo prévio de impacto ambiental; nem tampouco consultado o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

(...)”

Leia todo o conteúdo em http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/05/420256.shtml

Mensagens de solidariedade podem ser enviadas para psol@psolceara.org.br
Comentários
0 Comentários

0 comentários: