terça-feira, 3 de junho de 2008

1 bilhão de árvores pra boi dormir!

Por Edilberto Sena*

"Eu te darei o céu meu bem, e o meu amor também..." diz uma canção brasileira. Assim também soa música romântica e espetacular a frase do presidente da República nestes dias, em Belém ao dizer com a maior... digamos assim, a maior convicção – "vamos financiar o plantio de um bilhão de árvores na Amazônia em 05 anos". E seu novo acólito, ministro do meio ambiente, acostumado às praias de Copacabana, chega e sustenta a palavra do chefe.

É verdade! Vão plantar 200 milhões de árvores por ano, na Amazônia. Quem já desmatou a floresta, agora terá dinheiro para reflorestar, uma gracinha, não fosse uma afronta. Diante de um anúncio tão espetacular, um engenheiro florestal, nascido, criado e estudado no Pará achou a frase do presidente e reprizada por seu acólito, uma bravata, típica de comício de candidato político quando ia ao interior e falava: - "se for eleito, mandarei asfaltar as ruas dessa vila... "

Um bilhão de árvores plantadas em cinco anos, 200 milhões a cada ano. Já pensou? Quem conhece um pouco da Amazônia e até de plantio de verdura em horta, se pergunta: mas onde vão achar 200 milhões de sementes a cada ano de jatobá, magno, cedro, massaranduba e etc? Como vão aguar 200 milhões de plantinhas em viveiros por ano, até elas se garantirem, antes de irem à mata? Quanto irá custar ao cofre da nação cuidar de 200 milhões de pequenas árvores até elas crescerem o suficiente?

Se para cada pequena árvore por um ano o custo de cuidar dela for 100 reais, serão cerca de 20 bilhões de reais a cada ano. Não precisa ser de partido de oposição para perceber que o governo não fala sério sobre a Amazônia, quando publicamente faz uma promessa dessas. Ou ele quer impressionar europeus e japoneses, ou não tem noção da bazófia que diz. Mais parece o recém formado engenheiro agrônomo que chegou no Acre anos atrás, na casa de um seringueiro e vendo uma bola de sernambi de 20 quilos, exclamou – "mas que árvore resistente a seringueira, parece frágil, mas produz sementes grandes e pesadas! O seringueiro apenas riu do diploma do engenheiro diplomado.

Um bilhão de árvores plantadas na Amazônia, em cinco anos, por quem quiser, inclusive por madeireiros e sojeiros... São afirmações desse tipo que revelam o quanto a gente de fora menospreza a Amazônia e seus habitantes. Uma promessa oficial para ser esquecida em poucas semanas. Quem tem consciência fica com o sangue esquentando nas veias, por indignação, não é verdade?

Editorial da Rádio Rural de Santarém, em 31/05/2008
___
* Santareno, é padre diocesano. Dirige a Rádio Rural AM e é pároco da igreja de N.S. de Guadalupe, no bairro de Nova República
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Padre, quer idéia mais genial para fazer 20 bilhões de reais circularem e não dar em nada? O que vai dar de ONG produzindo mudas, notas de mudas, recibo de serviço de plantio de mudas.....
Essa idéia é melhor que criar assentamentos, reguilarizar grilos pela lei de licitação e não licitar, safra-legal.....existem tantas desculpas para lavar dinheiro público, uma mais mirabolante que a outra. Esse povo até gosta quando tem catástrofe, pois assim tem desculpa pra gastar sem licitação. Poderia existir o troféu RANÁRIO de idéias mirabolantes. KKKKKKKbuábuábuá