sexta-feira, 16 de maio de 2008

Ministro do meio ambiente deve cumprir agenda desenvolvimentista de Lula, afirma Greenpeace

A escolha de Carlos Minc para o cargo de novo ministro do Meio Ambiente gera preocupações em meio aos ambientalistas. Minc atuou como secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, dentro do governo de Sérgio Cabral (PSDB). O ministro ficou conhecido por sua atuação de reduzir pela metade o tempo para aprovar certificações, licenças de instalação e operações ambientais no estado.

Já dentro do Governo Federal, ambientalistas temem que atuação priorize o desenvolvimento econômico, sem a preocupação com uma política rigorosa de preservação ambiental.

Segundo o coordenador de campanha da Organização Não Governamental (ONG), Greenpeace, Marcelo Furtado, o ministro foi escolhido para atender aos anseios do presidente Lula.

“O presidente Lula está fazendo uma opção de crescimento sustentado de não de desenvolvimento sustentável. Portanto, fica claro que será esperado do próximo ministro cumprir o papel de ser apenas um carimbador e aprovador de projetos.”

Marcelo afirma também que o problema não é a escolha de Minc ou mesmo a demissão de Marina Silva. Na verdade, trata-se do projeto de Brasil implantado pelo governo Lula.

“Não é tanto a questão da ministra [Marina Silva], o problema é do governo. A ministra simplesmente fazia parte de um governo que não está valorizando a agenda ambiental. Este é o principal problema que nós temos. O ministro Minc, para poder assumir o cargo, terá que estar consciente do que é esperado dele.”

Fonte: RadioAgência Notícias do Planalto
Comentários
0 Comentários

0 comentários: