domingo, 20 de abril de 2008

Índios querem retirada de assentados e fazendeiros

Líderes das etnias Parakanã, Munduruku, Tembé, Curuaia, Juruna e Arapiun querem a retirada de fazendeiros e assentados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que ocupam terras indígenas nos municípios de Santarém, Altamira, Itaituba e Belém, no estado do Pará.

Hoje (0ntem), 18, eles estiveram reunidos com a subprocuradora-geral da República, Deborah Duprat Pereira, e representantes do Conselho Indígena Missionário (Cimi) para pedir a ajuda do Ministério Público Federal para a retirada de fazendeiros e assentados.

De acordo com nota divulgada pelo MPF, Deborah Duprat prometeu marcar uma reunião de chefes indígenas com os presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Incra e o diretor-geral da Polícia Federal para buscar um entendimento que leve à retirada dos não-índios da região.

A subprocuradora-geral da República afirmou que, em 1997, o MPF no Pará propôs uma ação civil pública para a retirada dos fazendeiros e assentados e que entrará com uma ação de improbidade administrativa contra os diretores dos órgãos responsáveis, caso não haja a disposição em resolver o problema.

Fonte: Agência Brasil:
Comentários
0 Comentários

0 comentários: